Portugues
A todo o momento nos deparamos com vários textos, sejam eles verbais e não verbais. Em todos há a presença do discurso, isto é, a ideia intrínseca, a essênciadaquilo que está sendo transmitido entre os interlocutores.
Esses interlocutores são as peças principais em um diálogo ou em um texto escrito, pois nunca escrevemos para nós mesmos, nem mesmofalamos sozinhos.
É de fundamental importância sabermos classificar os textos dos quais travamos convivência no nosso dia a dia. Para isso, precisamos saber que existem tipos textuais e gênerostextuais.
Tipologia Textual
É a forma como um texto se apresenta
Classifica-se como:
Narrativo
Descritivo
Dissertativo
Injuntivo
Narração
Modalidade em que se conta um fato, fictícioou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Refere-se a objetos do mundo real. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. O tempo verbal predominante é opassado. Estamos cercados de narrações desde as que nos contam histórias infantis, como o Chapeuzinho Vermelho ou A Bela Adormecida, até as picantes piadas do cotidiano.
Descrição
Um texto emque se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora. Numa abordagem maisabstrata, pode-se até descrever sensações ousentimentos. Não há relação de anterioridade e posterioridade. Significa "criar" com palavras a imagem do objeto descrito. É fazer uma descrição minuciosado objeto ou da personagem a que o texto se refere. Dificilmente essa tipologia será predominante em um texto. O mais comum é trechos descritivos introduzidos em textos narrativos e dissertativos.Dissertação
Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele.