portugues
Matemática
Critérios de Classificação
30.05.2014
2.º Ano de Escolaridade
CRITÉRIOS GERAIS DE CLASSIFICAÇÃO
Os critérios seguintes apresentam, para cada item, um conjunto de descritores de desempenho.
Um descritor de desempenho consiste numa descrição dos elementos que devem ser considerados na resposta, ao qual corresponde um código numérico (vide Nota). Cada resposta é analisada e enquadrada, pelo classificador, no descritor de desempenho que melhor a caracteriza, sendo-lhe atribuído o código numérico correspondente. O classificador só pode atribuir, a cada resposta, um dos códigos numéricos previstos, que regista na grelha de classificação. Alguns dos descritores de desempenho são acompanhados de notas ou de exemplos de respostas que visam facilitar a atribuição do código numérico mais adequado. Os exemplos apresentados não esgotam as respostas possíveis.
Quando o aluno não respeitar uma instrução relativa à forma de responder (por exemplo, usando
, em vez de , para assinalar a resposta correta, nos itens de escolha múltipla), é atribuído o código numérico adequado à resposta, desde que esta seja inequívoca e desde que no critério específico nada seja indicado em contrário.
Para além de outras situações descritas nos critérios específicos, atribui-se o código numérico
0 (zero) sempre que o aluno apresente uma resposta ilegível.
Nota – utilização de códigos numéricos justifica-se por razões técnicas e visa permitir o
A
tratamento informático dos dados registados nas grelhas de classificação. Atendendo a que todos os desempenhos dos alunos (a ausência de resposta, a resposta incorreta, a resposta incompleta, a resposta correta, etc.) têm um código numérico atribuído, sublinha-se que não é lícito interpretar o somatório dos códigos numéricos atribuídos às respostas como uma classificação do teste numa escala 0 – 100.
TI de Matemática | 2.º Ano – mai. 2014 | CC • Página 1/ 8
critérios ESPECÍFICOS DE