portugues
Enrolando a língua
Leio com frequência coisas assim: “as milhões de pessoas”... Me digam, milhões agora é feminino? Ah, é porque se trata de pessoas? Ao que saiba, a palavra milhão, como a palavra litro ou dúzia, indica quantidade: um milhão de alguma coisa; não é isso ou eu estou atrasado? Será então que devemos dizer uma litro de água porque água é feminino, e dois dúzias de ovos porque ovo é masculino? Devo insistir no uso correto da língua ou isto é coisa ultrapassada? Confesso que ando meio confuso. (Ferreira Gullar. Disponível em: http://portalliteral.terra.com.br. Acesso em: 09/01/2013.)
01
O autor faz questionamentos que demonstram um posicionamento
A) crítico em relação ao uso que faz da língua, afirmando ser ultrapassado.
B) contrário ao uso da variedade coloquial da língua em determinadas situações.
C) de descrença em relação ao uso, denominado por ele como correto, da língua.
D) favorável a aspectos que determinam a evolução da língua através dos tempos.
02
Em “Ao que saiba, a palavra milhão, como a palavra litro ou dúzia, indica quantidade: um milhão de alguma coisa; não é isso ou eu estou atrasado?”, o autor utiliza como recurso argumentativo para expressar seus questionamentos um(a)
A) citação. B) exemplo. C) comparação. D) enumeração.
Texto para responder às questões de 03 a 05.
Gerador de frases machistas
Campanha da ONU tenta mudar estereótipos femininos que se propagam em sistemas de buscas na internet.
Dessa os internautas de língua portuguesa escaparam por pouco. O órgão das Nações Unidas para a igualdade de gênero lançou campanha mundial em novembro deste 2013 contra o machismo entranhado nos sistemas de busca da internet. O preenchimento automático do Google sugere ao usuário uma lista dos termos mais procurados ligados aos termos digitados.
Ao digitar “women shouldn’t” (mulheres não devem) no campo de pesquisa, o publicitário Christopher Hunt (diretor de arte da agência