Portugues
Resumo;
Hilda uma linda moça de Minas que desfilava com o seu maio dourado, foge do altar e vai parar em um prostíbulo, onde muda o seu tipo de vida.
O autor Roberto começa narrando sobre ele mesmo na 1ª pessoa com a sua condição de jovem comunista e idealista pretendendo ser um grande jornalista. Nota-se que a história passa nos anos de 64, época do golpe militar.
A trama da obra é o encontro da grande Hilda com o santo Frei Malthus, o Frei acaba enrolado em uma paixão com a bela moça. Malthus, Aramel e Roberto eram os três mosqueteiros, amigos de infância e dessa forma Roberto que era jornalista e o narrador teria mais informações.
Hilda perde o seu sapato e assim acontece como o conto da Cinderela, ela lança um concurso para o devolverem.
O fim da história é realmente triste para quem acreditava no amor de Hilda com o Malthus pois ambos desencontram-se quando da fuga para viverem um grande amor - Malthus será preso no primeiro dia de vigência do golpe militar de 64.
Outras histórias entrecortam a narrativa - a cidade de Santana dos Ferros e seus caso hilários demonstram a habilidade deste escritor - o episódio do Adão nu pintado pela artista Yara Tupinambá no painel da Igreja que foi fiel aos moldes do modelo escandaliza a cidade entre elas está a tia Ciana, que passa a entrar na igreja de costas. Ou quando do milagre do choro da santa que tia Ciana descobriu e que depois configurou um erro pois era urina do sobrinho do padre.
Informações;
Hilda Furacão é um romance escrito por Roberto Drummond, publicado em 1991. O romance foi adaptado para a televisão, em forma de uma minissérie, pela autora de telenovelas Glória Perez, e exibido na Rede Globo, em 1998, obtendo enorme sucesso. A minissérie colaborou para que Hilda Furacão fosse a obra mais famosa de Roberto Drummond, tendo sido vendido 200 mil exemplares. Hilda Furacão foi escrita com rapidez, se comparada às outras obras do autor: 64 dias, enquanto ele levou anos para