portugues
Identificando oportunidades
Parte 1
Diferenciando ideias de oportunidades
Talvez um dos grandes mitos sobre novas ideias é que elas devam ser únicas. O fato de uma ideia ser ou não única não importa. O que faz a diferença é como o empreendedor utiliza sua ideia no mercado de trabalho. Geralmente as oportunidades é que são únicas. Ideias revolucionárias são raras, produtos únicos não existem, e concorrentes sempre irão existir.
É importante que um bom empreendedor teste sua ideia ou conceito de negocio junto a clientes em potencial, empreendedores mais experientes ou até mesmo com amigos mais próximos. É importante também conhecer o mercado onde se está atuando, conhecer suas deficiências e concorrência.
Se você tem uma ideia que acredita ser interessante e que pode se transformar em um negócio de sucesso, faça perguntas a si mesmo e a seus sócios, como por exemplo: Quais são os clientes que comprariam o produto ou serviço oferecido? O mercado está em crescimento, estável ou estagnado? Quem atende esses clientes atualmente? Quem são seus concorrentes? Se não conseguirem responder essas questões, vocês só tem uma ideia e não uma oportunidade de mercado.
Outro fator que deve ser considerado é o timing da ideia (momento em que a ideia foi gerada). Principalmente em empresas de base tecnológica. Esse mercado evolui rapidamente, o ciclo de vida de produtos tecnológicos é cada vez mais curto, e exige cada vez mais evoluções.
Porém existem mercados que se desenvolvem com menor velocidade, como por exemplo, o mercado de turismo no Brasil, um mercado que ainda é pouco explorado, porém com enorme capacidade se usado de criatividade.
Fonte de novas ideias
Muitas pessoas reclamam por falta de criatividade, que nunca tem boas ideias, e trabalham muito e não são reconhecidas. Mas boa parte dessas pessoas são acomodadas, não vão em busca de novidades e nem abre suas mentes para novas ideias.
Um bom empreendedor esta sempre em alerta, vai em