Portugues
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCENTE
ATPS - GÊNEROS TEXTUAIS OU DISCURSIVOS
Mossoró-RN
2012
UNIDADE DE ENSINO: ANHANGUERA
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCENTE
ATPS - GÊNEROS TEXTUAIS OU DISCURSIVOS
Atividade prática supervisionada apresentada à disciplina Leitura e Produção de Texto do 1º Período do curso de Serviço Social para obtenção da nota parcial da disciplina.
Orientador: Prof. Dr. Luiz Roberto Wagner
Mossoró-RN
2012
SUMÁRIO
1ª ETAPA - LEITURA: estratégias e sentidos 3 2ª ETAPA - GÊNEROS TEXTUAIS 4 GÊNEROS TEXTUAIS OU DISCURSIVOS PRESENTES NA REVISTA VEJA 5 3ª ETAPA - MECANISMOS DE COESÃO DE UM TEXTO 6 4ª ETAPA - GÊNEROS TEXTUAIS OU DISCURSIVOS 8 INTRODUÇÃO 8 A PRODUÇÃO TEXTUAL 8 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9 REFERÊNCIAS 10
1ª ETAPA
LEITURA: estratégias e sentidos
A escrita é uma forma que possibilita o registro de idéias e expressões do pensamento humano. No entanto, as discussões acerca das concepções de leitura são muitas, podendo o conceito de leitura ser interpretado pela literatura, matemática ou filosoficamente. Porém, pode-se afirmar, de acordo com a literatura básica da disciplina Leitura e Produção de Texto, que ler não é apenas decodificar as letras e formar as palavras. A prática de ler vai para além da decodificação, adentrando nas interpretações, nos conhecimentos prévios sobre o conteúdo lido e no raciocínio. As ideias que já se tem unidas ao que se leu proporciona à novas ideias.
É importante afirmar que leitura não ocorre apenas através de palavras. Numa concepção mais abrangente, pode-se dizer que se lê assistindo uma novela, vendo uma exposição de arte, um filme, etc.
Contudo, alguns dos autores pesquisados, como Duran (2009) e Lima (2010), discutem também as estratégias de leitura considerando-as necessária para o desenvolvimento proficiente da mesma. Segundo Cantalice (2004)