portugues
A poetica clássica: a mímesis a catarse e os generos literários.
As principais correntes críticas do séx XX: o formalismo, estruturalismo e a soicologia literária.
O que é Literatura?
A literatura varia de acordo com o mundo que gira ao nosso redor.
Há muitas tentativas que tentam definir literatura. Sendo que no final das contas nãi podemos defini-la.
Até porqie ela é um conjunto de opiniões diversificada, que depende de cada época, pois o que condsideramos como literatura hoje futuramente pode não ser. Até porque a sociedade muda e o valor cultura tbm.
Logo, essa definição não pode ser colocadade forma objetiva, pois lemos diversos textos e possuimos a nossa visão sobre ele. Colocamos o caso de shakpeare por exemplo : hoje seus textos são literários, mas furturamente pode não ser
Por isso que a obras literárias são “reescritas” , meso que inconscientemente pela sociedade que as leem por isso é extremamente instável definirmos literatura.
Assim vemos que ela se forma a partir de juízos de valor em ideologia de cada época e da sua realidade social.
_______________________________//_________________________________________
Platão X aristóteles
PLATÃO!
O pensamento platonico define a arte como mímeses , ou seja, a mais pura imitação. Logo, o poeta é um mero imitador que engana os sentidos porque se afasta da ideia ( logos ) e da realidade.
Para Platão o homem o homem que não tem alto estima irá somente imitar, pois em uma sociedade grega perfeita imitar seria tido de carater negativo. Porem em um primeiro momento ele diz que : a imitação pode ser feita somente para representar os homens de bem, pois a baixeza não deveria ser praticada III, em um segundo momento ele a recusa em absoluto no X . A busca de platão era moralizar o ( bom ) arte .
Platão também foi o primeiro poeta a panesar na arte como genero e ele dizia que o poeta trágico é o que