portugues
RHAYRA PINHO KREUZBURG
TRABALHANDO COM A INTERTEXTUALIDADE E ACEITABILIDADE
Porto Alegre
2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi solicitado na disciplina de Língua Portuguesa V com o propósito de aprofundar os conhecimentos nos princípios de textualidade. Serão analisados dois princípios de textualidade: a Intertextualidade e a Aceitabilidade. Primeiramente será explicado o que são estes princípios e qual suas finalidades no texto, e logo após será feito a análise de textos com gêneros diferentes, destacando os elementos escolhidos para desenvolver este trabalho.
INTERTEXTUALIDADE
A Intertextualidade ocorre quando se tem a presença de outro texto ou do autor no texto que se está produzindo. Pode-se utilizar outro texto como exemplo ou referência para afirmar o sentido do texto que se está querendo passar para o leitor.
Texto 1:
Meus olhos brasileiros se fecham saudosos
Minha boca procura a ‘Canção do Exílio’.
Como era mesmo a ‘Canção do Exílio’?
Eu tão esquecido de minha terra…
Ai terra que tem palmeiras
Onde canta o sabiá!
[...]
Carlos Drummond de Andrade
Neste texto de Carlos Drummond de Andrade percebe-se a presença da intertextualidade, sendo uma paráfrase do texto “Canção do Exílio” de Gonçalves Dias, com a mesma forma poética apresentada no texto original.
Texto 2:
Esta imagem usa da intertextualidade a partir do momento que seu texto faz referência com o filme “Tropa de Elite”. A imagem diz que se não for hortifruti não pode ficar na horta.
Texto 3:
"A incrível rúcula” (por "Incrível Hulk")
"Kiwi Bill" (por "Kill Bill")
"A outra alface” (por "A outra face")
"E o coentro levou” (por "E o vento levou")
"Beringela