portugues
QUESTÕES DISSERTATIVAS: Respostas:
TEXTO 1
Subjuntivo à paulista
1 – De acordo com o texto, o paulista, de uma maneira geral, não utiliza o subjuntivo de forma correta. Qual o tempo verbal que ele emprega em seu lugar e em quais pessoas?
O tempo verbal empregado é o presente do subjuntivo que indica uma possibilidade, um fato incerto no presente.
Na primeira e na terceira pessoa
2 – Conforme Ricardo Freire, ao utilizar o subjuntivo corretamente, quais sentimentos o paulista expressa para com seu interlocutor?
Mostra uma grande intimidade entre o interlocutor e desejo de fazer uma ação proposta com entusiasmo e prazer.
3 – O autor afirma que o “subjuntivo paulista” pode ser ouvido “tanto da boca do seu porteiro quanto da boca do seu chefe”. O que essa afirmação permite inferir a respeito do uso que os falantes fazem dessa estrutura?
Até na hierarquia eles estão acostumados a falar o “Subjuntivo à Paulista” no qual já faz parte da variação da linguagem paulista.
TEXTO 2
O texto de humor a seguir retrata várias cenas de assalto, cada uma delas situada em um Estado ou região diferente do país, caracterizando uma variação do tipo geográfica ou regional. O texto foi veiculado na internet. Leia-o, divirta-se e faça a atividade proposta.
Assaltante nordestino
-Ei, bichim... Isso é um assalto... Arriba os braços e num se bula nem faça muganga... Arrebola o dinheiro no mato e não faça pantim se não enfio a peixeira no teu bucho e boto teu fato pra fora! Perdão, meu Padim Ciço, mas é que eu tô com uma fome da moléstia.
Assaltante mineiro
-Ô, sô, prestenção... Isso é um assarto, uai... Levanta os braço e fica quetim quesse trem na minha mão tá cheio de bala... Mió passá logo os trocado que eu num tô tão bão hoje. Vai andando, uai! Tá esperando o quê, uai!
Assaltante gaúcho
-ô, guri, ficas atento... Bah, isso é um assalto... Levantas os braços e te aquietas, tchê! Não tentes nada e cuidado que esse