PRÁTICAS AMBIENTAIS TOMADAS POR CIDADES DO MUNDO INTEIRO
PRÁTICAS AMBIENTAIS TOMADAS POR CIDADES DO MUNDO INTEIRO
COTIA/SP
13/FEV/2014
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE COTIA - ETEC
Disciplina: ADPA – Ações de Defesa e Proteção Ambiental
Docente: Thaís
Discentes: Ana Carolina Carmona de Almeida
Évelim Raiane Silva de Assis Kathereen Prestes Vilella
Vitória Lima da Silva
COTIA/SP
13/FEV/2014
Práticas Ambientais Nacionais
João Pessoa-PB
Descrição
Nos últimos dois anos, a prefeitura de João Pessoa promoveu a preservação de áreas verdes, a arborização urbana e a recuperação de áreas degradadas, utilizando as mudas de árvores nativas produzidas no Viveiro Municipal.
A cidade foi a primeira a produzir um Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, no final de 2010, estabelecendo um marco regulatório das ações ambientais no Brasil, ao municipalizar a preservação do bioma, tornando referência nacional. O Plano tem como objetivo estabelecer as diretrizes para a gestão municipal de meio ambiente e integrar projetos e ações em consonância com as leis e códigos urbanísticos e ambientais vigentes.
Por consequência, a política de preservação ambiental foi consolidada com a aprovação da Lei 12.101/11, que instituiu o Sistema Municipal de Áreas Protegidas de João Pessoa, tratando da criação, implementação e gestão de áreas protegidas (unidades de conservação e parques municipais).
Metodologia
O Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de João Pessoa foi estabelecido em cinco fases:
Pesquisa bibliográfica e cartográfica
Estabelecimento de critérios de escolha das dez áreas prioritárias e definição parâmetros de classificação das áreas degradadas
Trabalhos orientados de campo, atualizando os dados cartográficos e ainda pesquisa terrestre para reconhecimento dos problemas e potencialidades