Portugues
>Trabalho: Análise de “A moça Tecelã”, conto de Marina Colasanti;
>Curso: P6 – Informática (Integrado) - IFCE;
>Professora: Iêda Carvalhêdo Barbosa.
*O conto escolhido deve ser analisado, tomando como base os seguintes aspectos:
a) O enredo é linear ou retrospectivo? Resuma, em poucas palavras, o enredo do conto analisado.
R.: O enredo é linear. “A moça tecelã” narra a história de uma jovem que obtia tudo que desejasse, através de uma máquina de tear; tecia os raios do sol, as nuvens pesadas que traziam as chuvas, peixes para sua subsistência, em suas mãos, as linhas do tear tomavam vida e as coisas simples que almejava, tornava-se realidade. Vivia singelamente e era feliz, mas um dia sentiu-se sozinha e resolveu “criar” um companheiro para sanar sua solidão. Com o passar do tempo, seu marido demonstrou um individualismo desmedido, pois obrigava a jovem a tecer tudo o que satisfizesse seus prazeres e ambições. O mundo de ostentações criado para agradar seu companheiro, acabou sufocando a jovem, que por sua vez, desfez o companheiro ambicioso e todo o luxo que teceu, abrindo espaço para viver novamente, uma vida simples, mas com um sentido e felicidade verdadeira.
b) Quanto às personagens, existem, no conto em apreço, personagens esféricas? E caricaturais? E típicas? Cite-as. Caracterize a(as) personagem(ns) principal(is) física e psicologicamente.
R.:No conto, há duas personagens: a moça tecelã e seu companheiro. Não há descrição física da moça e não há uma descrição psicológica explícita sua, mas pelas ações narradas, percebe-se que ela é uma pessoa simples e muito sensível. Há descrição física do seu marido: “corpo aprumado”, “rosto barbudo”. Já a característica psicológica dele, também não aparece explicitamente, mas por meio de seus atos, o enxergamos como alguém ambicioso, repleto de ganância e individualismo.
c) Onde se passa a história? Retire um trecho para