portugues
DESENVOLVIMENTO
Conhecido como o rei do baião, Luiz do Nascimento Gonzaga nasceu no dia 13 de dezembro de 1912, em uma fazenda cujo nome era Caiçara, no município de Exu, no Pernambuco. Seu pai era sanfoneiro e consertador de instrumentos, Januário José dos Santos e sua mãe se chamava Ana Batista de Jesus. O menino acompanhava seu pai em suas apresentações noturnas e o ajudava a tocar sanfona, também trabalhou na roça tomando conta de rebanho de bode. Aos 12 anos comprou sua primeira sanfona e aos 15 anos já era conhecido e admirado na região.
Em 1930, fugiu de casa por conta de uma briga com os pais por causa de desilusão amorosa e foi para o Ceará, onde se alistou no exército, e ficou conhecido como corneteiro no 122. Nove anos depois ao sair do exército foi para a cidade do Rio de Janeiro onde foi convidado por um amigo a ficar, e a ganhar a vida tocando no Mangue, com uma sanfona de 80 baixos, uma Horner branquinha, sua primeira sanfona branca comprada em São Paulo. Esta que partir de então, Luiz Gonzaga só usa sanfona branca até o final de sua vida.
Em 1940 Gonzaga conhece o guitarrista português, Xavier Pinheiros, e forma dupla tocando no Mangue e nas casas noturnas (cabarés), do Rio de Janeiro. Ele começou tocando músicas de Manezinho Araújo, Augusto Calheiros e Antenógenes Silva, começou a apresentar-se nas rádios em programas de Calouros. Em 1941 conhece Januário França, no qual transmite a Gonzaga um convite de Genésio Arruda, para acompanhá-lo numa gravação na RCA Victor. Logo em seguida é convidado para gravar um disco solo; grava dois, e nos cinco anos seguintes, Luiz Gonzaga grava cerca de 30 discos. A partir de 1941, Luiz Gonzaga já tinha o título de MAIOR SANFONEIRO NORDESTINO. Luiz Gonzaga sofreu muito no Rio de Janeiro, para se firmar artisticamente. Com muita luta e vencendo as ironias de Ari Barroso, em 1942 Luiz Gonzaga começa a fazer sucesso nas emissoras de