Portugues
PROFESSOR: Ivanaldo Guedes
Movimento Retilíneo
INTRODUÇÃO
Nesta segunda aula, estudaremos um pouco sobre MR (Movimento Retilíneo) dando assim um primeiro passo, no que chamamos: Estudo da Mecânica. Iniciaremos pelo estudo da Cinemática.
O QUE SE ESTUDA NA CINEMÁTICA Ao estudarmos Cinemática, procuraremos descrever os movimentos sem nos preocuparmos com suas causas, tendo em vista que nas próximas aulas veremos isso mais profundamente ao estudarmos as leis de Newton. Por exemplo: ao analisarmos o movimento de um carro, diremos que ele está se movendo em uma estrada reta, que sua velocidade é de 70 Km/h, que, em seguida, ela passa para 80 Km/h, que ele descreve uma curva, etc., mas não procuraremos explicar as causas de cada um desses fatos.
O QUE É UMA PARTÍCULA É comum, ao estudarmos o movimento de um corpo qualquer, tratá-lo como se ele fosse uma partícula. Dizemos que o corpo é uma partícula quando suas dimensões são muito pequenas em relação (comparação) com as demais dimensões que participam do fenômeno. Por exemplo: se um automóvel de 3,0 m de comprimento se desloca por uma rodovia de 200 km, este automóvel pode ser considerado uma partícula. Em outro exemplo: se este mesmo veículo se deslocasse por um trecho de 10 m, ele não poderia ser tratado como partícula, pois, os 3m que possui não são desprezíveis diante do pequeno percurso. Quando um corpo pode ser tratado como uma partícula, o estudo de seu movimento simplifica-se bastante. Por isso, sempre que nos referirmos a objetos, estaremos tratando-os como se fossem uma partícula.
O MOVIMENTO É RELATIVO Suponha que um avião, voando horizontalmente, solte uma bomba. Se você observar a queda da bomba de dentro do avião (em A), você verá que ela cai ao longo de uma reta vertical. Entretanto, se você estivesse parado sobre a superfície da Terra (em B), observando a queda da bomba, você veria que ela, ao cair, descreve uma trajetória curva. No primeiro caso, dizemos que o