Portugues
CURSO DE DIREITO
LÍNGUA PORTUGUESA II
Profª Vera Helena Dentee de Mello
Nome do(a) aluno(a): __________________________________
Período letivo 2013/1
A ESTRUTURA LÓGICA DOS TEXTOS
Em geral, os textos apresentam uma sequência organizada que se costuma identificar como o início, meio e fim, ou introdução, desenvolvimento e conclusão. Percebe-se, porém, que o texto dissertativo costuma orientar sua estrutura por um modelo mais específico denominado problema-solução. Essa organização diz respeito à organização global, por isso também denominada superestrutura, cujas partes estão ordenadas em situação inicial, problema, solução e avaliação.
1 – A situação inicial é a parte do texto responsável pelo fornecimento das informações necessárias para abordagem e desenvolvimento do tema. Localiza-se o leitor, em termos gerais, a respeito do que será abordado. 2 – O problema, eixo principal para o desencadeamento da solução e da avaliação, apresenta o tema central do texto. A partir dele, o emissor expõe uma tese, que será defendida no desenvolvimento do texto. 3 – A solução caracteriza-se pela exposição de uma nova tese como resolução ao problema apresentado. Ela se manifesta através de termos hipotéticos, isto é, como uma possibilidade no campo de suposição. 4 – A avaliação consiste na atribuição de um juízo de valor positivo ou negativo ao problema abordado ou à solução apresentada. Por ser, geralmente, a última parte do texto, possibilita o lançamento de uma nova questão ou de um novo problema a ser virtualmente resolvido.
O reconhecimento dessas partes nos textos auxilia o leitor na tarefa de compreensão e interpretação. No entanto, é bom lembrar que cada texto é uma surpresa: inúmeras variantes podem acontecer, podendo-se, inclusive, nomear as sequências pela função que desempenham, como, por exemplo, problema, tese do autor, causa do problema, consequência