portugu s COMPLETO
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA I
SEMESTRE: 2015.1
DISCENTES: JONAS PEIXOTO
AVALIAÇÃO 01 – TEXTO DISSERTATIVO
Um dos motivos para que haja a uniformidade da língua é que existe uma necessidade de que a língua seja entendida por todos. Através da linguagem o indivíduo se realiza, constrói um lugar na sociedade, também é através da língua que acaba sendo excluído. As discriminações ocorrem por que muitos ainda não conseguiram assimilar a diversidade linguística, ela sempre haverá, são utilizações de palavras diferentes porque são ditas por gente diferente, visto que, existem sociedades com costumes distintos e que o mundo está em constante transformação.
A diversidade é uma riqueza e pode ser considerada um patrimônio da língua, se prender a uniformidade é perder a oportunidade de inventar palavras diferentes e deixar de partilha-las uns com os outros, processos que enriquece a nossa língua comum.
A língua portuguesa apresentou diversas manifestações ao longo do tempo. No caso do português brasileiro, nota-se as diferenças ao ler um livro de outras épocas, é possível encontrar expressões e palavras que praticamente caíram em desuso e foram substituídas por novas formas. Mudanças que ocorreram na pronúncia, estruturação de frase, aplicação de novas palavras, características que qualquer língua está sujeita, tudo isso graças ao seu constante e dinâmico funcionamento. Um processo devagar que se prolonga até a construção de uma nova forma linguística.
A variação diatópica da linguagem se caracteriza pelas diferenças que uma mesma língua apresenta quando falada em diferentes regiões de um país ou países. Essas interações, mudanças e variações se identificam de diversas maneiras ,isso ocorre devido às influencias culturais e a presença de diferentes línguas maternas.
Destacam-se as diferenças entre o português do Brasil e o de Portugal, sendo estas: colocações, vocabulário, sonoridade entre outros. Essas variações linguísticas entre