PORTIFOLIO TEORIA CLASSICA

3887 palavras 16 páginas
INTRODUÇÃO

A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henry Fayol. Após 58 anos de estudos, pesquisa e observação reuniu suas teorias na obra Administração Industrial Geral (Administration Industrielle et Generale), em 1916. Caracteriza- se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade, além de muitos autores o acusarem de haver compilado alguns fundamentos e princípios descobertos por outros teóricos. A verdade é que ele praticou a “GESTÃO DO CONHECIMENTO”, sem conhecer esta expressão, porque não era usual no inicio do século passado.
Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henry Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseando em sua experiência na alta administração. Ambas as teorias buscavam alcançar o mesmo objetivo: maior produtividade do trabalho e a busca da eficiência nas organizações. As conseqüências destas teorias foi uma redução no custo dos bens manufaturados. Aquilo que fora um luxo acessível apenas aos ricos, como automóveis ou aparelhos domésticos, tornou-se disponível para as massas. Mais importante foi o fato de que tornaram possível o aumento dos salários, ao mesmo tempo em que reduziram o custo total dos produtos.
Portanto, para Fayol as operações básicas da empresa, as funções do administrador e os princípios gerais da administração são os focos iniciais para uma boa organização, contribuindo ao pensamento administrativo como um processo organizacional complexo, onde pode ser separado em áreas interdependentes de responsabilidades ou de funções.

1. CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO

A palavra Administração vem do latim, ad – que significa direção, tendência para, e minister – que significa subordinação ou obediência, ou seja, quem realiza uma função sob comando de outra ou presta serviço a outro,

Relacionados