portifolio psicologia
Maio, 2012
Introdução
Exercer a função de liderança e bem gerir uma atividade corporativa requer muito mais que um diploma acadêmico. Para melhorar e ampliar seu raio de ação de líder equipes de trabalho, por mais conhecimentos que tenhamos sempre há conceitos e técnicas a adicionar ao saber e assim atingir um alto estágio na função para exercer uma boa liderança é fundamental ter personalidade, pulso forte, impor respeito e ter voz de comando. Seus liderados devem obedecer as suas ordenas não so porque você tem o valor constituído mas também é expert no que faz tem ascendência e postura altiva de líder.
Liderança é o processo de influenciar pessoa no sentido de que hajam em prol dos objetivos da instituição e a capacidade de levar alguém a cooperar espontaneamente quando o gerente não tem liderança o funcionário adota a estratégia de fingir que faz ou que obedece e faz o mínimo necessário para não perder o emprego. O papel de o líder falar liderança e de competências gerencias é hoje em dia algo tão trivial como dizer que as empresas possuem uma responsabilidade social perante a sociedade. Na maioria das vezes discuti-se a respeito do que um líder deve fazer e se esquece de refletir sobre aquilo que ele deve ser. Foi com este objetivo que Taylor com a administração cientifica , Ford com a linha de montagem , Fayol com o processo de administração e Max weber com a teoria da burocracia desenvolveram a escola clássica.
Definição de liderança
Liderar é liderar a capacidade criativa das pessoas visando atingir objetivos de acordo com os valores da organização. Tal nível de comprometimento leva consigo uma exigência (que a liderança seja digna da confiança dos seus liderados que os liderados sejam dignos da confiança do líder) . A confiança ao mesmo tempo em que é recíproca pode ser também uma conseqüência das atividades do líder. O líder não é aquele que consegue resultados através das pessoas mas com as pessoas. O