PORTIFoLIO pronto

1364 palavras 6 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL DE CURITIBA

JULIANO RABELLO ANHOLETI, RU: 1149815

PORTFÓLIO

VILA VELHA
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER

JULIANO RABELLO ANHOLETI, RU: 1149815

PORTFÓLIO

Relatório apresentado às seguintes disciplinas: Prática Profissional: A Escola e Libras, da UTA – Fundamentos Pedagógicos - Fase 2, do curso de História a Distância do Centro Universitário Internacional de Curitiba.

Tutor local: Ana Carolina Queiroz Costalonga
Polo de apoio presencial: Vila Velha

VILA VELHA
2015
Atividade 1 - PROJETO DE PESQUISA

A educação de surdos no Brasil

1 - Introdução

O presente trabalho tem por objetivo explanar brevemente a história da educação dos surdos, onde surgiu a comunicação por meio de sinais e como se deu sua implantação no Brasil. Ressalta ainda a importância da inclusão dos surdos na educação regular e a necessidade de os futuros professores terem em sua grade curricular a disciplina LIBRAS.

2 - Desenvolvimento
Os textos base relatam que até o século X não haviam instituições educacionais especializadas em pessoas com deficiência auditiva e que esses indivíduos eram considerados incapazes de serem ensinados, principalmente na Europa. Em certos lugares no mundo os surdos eram proibidos de possuir ou herdar propriedades, de casar, de votar e exercer direitos e deveres da mesma forma que as outras pessoas tidas como “normais”.

Até que, tempos depois, contrariando esse preconceito, um professor italiano chamado Girolano Cardoso, resolveu ensinar os surdos usando sinais e escrita. E também um monge beneditino espanhol, que além do uso de sinais, utilizava treinamento de voz e leitura labial. Já no Brasil a primeira instituição para surdos (I.N.E.S) foi fundada em 26 de setembro de 1857 pelo professor surdo Ernet Hwet, que era francês. Porém por muito tempo essa instituição atendeu apenas meninos, pois as meninas eram consideradas mais tranquilas e deveriam ficar com a família.

Relacionados