PORTIFOLIO INDV07

3018 palavras 13 páginas
SUMÁRIO

1 GESTÃO DE PROJETOS 3
2 ADMISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA 5
3 EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS 9
4 CONCLUSÃO 12
5 REFERÊNCIAS 13

1 GESTÃO DE PROJETOS
A questão da gestão de riscos vem apresentando crescente importância no contexto empresarial, se tornando indispensável por ser a parte essencial na gestão de projetos. Com o aumento da interdependência dos mercados, as empresas tornam-se mais vulneráveis aos diversos fatores de risco. Aspectos econômicos, financeiros e até mesmo movimentações competitivas propagam-se rapidamente, podendo afetar, consideravelmente, os resultados das empresas.

Toda gestão de projeto é um gerenciamento de riscos, alegando ainda que “o gerenciamento dos riscos é o trabalho principal de uma gestão de projetos”, baseado na visão em que as técnicas de gestão são também técnicas de prevenção de riscos (algumas reduzem o risco de atrasos; outras reduzem o risco de estourar o orçamento, etc.). Na prática, os gerentes devem começar a identificar os riscos associados aos projetos desde a sua fase inicial.(VIEIRA, 2003, P.4)

Assim empresas estão investindo cada vez mais parte de seus faturamentos em prevenção e minimização dos riscos. Os riscos sendo identificados podem ajudar os gestores a tomarem a decisão mais precisa em quais investimentos a empresa deve realizar e qual nicho de mercado ela deve atuar. Existem várias categorias de riscos, podemos citar as seguintes: Riscos organizacionais, riscos de gerência do projeto, riscos técnicos, riscos de qualidade ou desempenho e riscos externos.
Um cuidadoso gerenciamento do escopo é parte substancial do desenvolvimento de um projeto que envolva a construção de softwares. Para tanto, a tarefa de gerenciar é dividida em planejamento (que deve ser detalhado), verificação e o controle do mesmo. O sucesso desse gerenciamento se dá através do estabelecimento de uma comunicação

Relacionados