Portifolio Individual
1 INTRODUÇÃO 3
2 Sistema de Acumulação de Custos 4
3 Custeio por absorção 4
4 Custeio Variável 5
5 Custos 5
6 Rateio de Custos Indiretos........................................................................................7
7 Unidades Equivalentes de Produção 8
8 REFERÊNCIAS.......................................................................................................10
1 INTRODUÇÃO
No mundo globalizado em que as empresas estão inseridas, faz com que busquem diariamente instrumentos que visam agilidade no processo de tomada de decisões. E um dos instrumentos que auxilia as organizações neste âmbito é a contabilidade de custos, objetivando suprir a gestão empresarial no que tange a um controle interno capaz de ilustrar a competência operacional no desenvolvimento da atividade fabril e de prestação de serviços dessas organizações.
A Contabilidade de Custos deve ser utilizada como instrumento para fins gerenciais, assim como sua aplicabilidade nas funções de controle, relacionadas ao estabelecimento de padrões e análises das variações observadas, permitindo assim, criticas a implantação de sistemas de custos.
.
2 sistemas de acumulação de custos
O sistema de acumulação de custos tem por objetivos a identificação, a coleta, o processamento, o armazenamento e a produção das informações para a gestão de custos.
O tipo de sistema de acumulação de custos a ser adotado pela empresa é totalmente dependente do produto ou do serviço produzido, bem como do processo de produção empregado.
Existem dois sistemas básicos de produção: o sistema de produção por encomenda, que caracteriza-se pela fabricação descontínua de produtos não padronizados e o sistema de produção contínua, que caracteriza-se pela fabricação contínua de produtos padronizados.
Adotará o sistema de acumulação de custos por ordem ou encomenda a indústria cujo sistema produtivo for predominantemente descontínuo,