Portifolio Individual
Língua Portuguesa: Conceitos Gerais
Leitura e Produção de Textos I
Disciplinas:
Teoria da Literatura
Metodologia Científica
Seminário III
Juliana Fogaça Sanches Simm
Vinicius Pires Rincão
Professores:
Celso Leopoldo Pagnan
Andressa Aparecida Lopes
Ednéia de Cássia Santos Pinho
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Objetivo:
Refletir sobre o ensino gramatical em sala de aula.
Caro aluno,
Este trabalho interdisciplinar, como mencionado, tem o objetivo de propor reflexões sobre a presença do ensino gramatical em sala de aula. Estruturalmente, a atividade está organizada em duas etapas: a primeira consiste na proposição de textos para leitura, abordando visões distintas sobre a relevância da gramática normativa no processo de ensino da língua. A primeira coletânea é constituída de três capítulos do livro Porque não ensinar gramática na escola, de Sírio Possenti (O papel da escola é ensinar lingua padrão; Damos aulas de que a quem?; Todos os que falam sabem falar) e o segundo texto trata-se de um artigo publicado na revista Linguagem e Cidadania intitulado: Por que ainda se ensina gramática nas escolas?, de Liane Dal Molin
Wissmann. Todos os textos servirão como base para as questões da etapa II.
UNOPAR VIRTUAL
Letras
ETAPA I - Leitura
Os textos para leitura constituem anexos desta atividade. No entanto, os mesmos materiais podem ser acessados também nos links a seguir:
<http://coral.ufsm.br/lec/02_03/Liane.htm>
<https://zellacoracao.files.wordpress.com/2009/03/porquenao_ensinar_gramatica_escola.pdf>
ETAPA II - Reflexão e Produção
Questões para reflexão (Atenção: Essas questões irão ajudá-lo a nortear suas reflexões sobre os textos. Tal reflexão é importante para a produção propriamente dita do trabalho).
1) Texto I - Sobre os capítulos: O papel da escola é ensinar lingua padrão; Damos aulas de que a quem?; Todos os que falam sabem falar reflitam:
a) O aluno que chega à escola sabe gramática?
b) Qual o objetivo do ensino gramatical nos