portifolio individual
Muitos pedagogos gostam de ensinar as crianças. Com o pedagogo seria o metodológico e o modo de fazer e ensinar, estaria associado ao ensino. Coma formação dos professores do Brasil vem com a tradição e a influencia e a tácita dos “pioneiros da educação”. Para o entendimento da pedagogia e um curso para a formação de professores para anos iniciais. Com a educação e o ensino dão respeito às crianças. O ensino dirige as crianças e quem ensina as crianças são os pedagogos. Com o fato a tradição da historia da formação de professores no Brasil o pedagogo é alguém que ensina algo. Com a tradição seria do inicio da década dos anos 30 com a tácita chamada “pioneira da nova educação” com o entendimento do curso de pedagogia já seria uma formação de professores para anos iniciais com a escolarização obrigatória. Com o raciocínio da educação com o ensino se dirige as crianças e quem ensina as crianças são os pedagogos. E para ser pedagogo o ensinam as crianças o necessário fazer o curso de pedagogia. A ideia permaneceu e continua na experiência brasileira com a formação de professores. Com esse raciocínio o curso de pedagogia não recebeu a licenciatura como denominação. Já com o curso de pedagogia os professores são simplistas e reducionistas com a ideia do senso comum.
Pedagogia seria um curso de formação de professores para as séries iniciais
Da escolarização obrigatória. O raciocínio é simples: educação e ensino dizem respeito a crianças (inclusive porque “peda”, do termo pedagogia, é do grego
“paidós”, (que significa criança). Ora, ensino se dirige a crianças, então quem ensina para crianças é pedagogo. E para ser pedagogo, ensinador de crianças, é preciso fazer um curso de Pedagogia. Foi essa ideia que permaneceu e continua viva na experiência brasileira de formação de professores.
Aliás, ao aceitar esse raciocínio, não sabemos porque os cursos de
Licenciatura também não receberam a denominação de cursos de Pedagogia. A
Ideia de