PORTIFOLIO INDIVIDUAL 8
2331 palavras
10 páginas
SUMÁRIO1 INTRODUÇÃO ......................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO ...........................................................................................4
3 CONCLUSÃO..........................................................................................................
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .....................................................................12
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho traz uma reflexão acerca do processo de institucionalização do Serviço Social no Brasil, tendo como referência os conhecimentos adquiridos durante quatro anos de graduação. Contextualizando os elementos históricos que marcaram o início de sua profissionalização, a influência da igreja católica e de que modo foi institucionalizada em nosso país.
Os processos de institucionalização do Serviço Social, como profissão, estão relacionados com os efeitos políticos, sociais e populistas do governo. A implantação dos órgãos centrais e regionais da previdência social e a reorganização dos serviços de saúde, educação, habitação e assistência ampliaram de modo significativo o mercado de trabalho para os profissionais da área social. Ao mesmo tempo em que se ampliava o mercado de trabalho, criava condições para uma expansão rápida das Escolas de Serviço Social no país. O Serviço Social, como profissão, beneficiou-se com esses elementos históricos conjunturais. Realizou uma transformação no interior da profissão, ao rever o ser objeto de trabalho: questão social.
O serviço social no Brasil surgiu na década de 1930 – juntamente com a implantação das Leis Sociais – por iniciativa da Igreja Católica. A Ação Católica foi oficialmente fundada no Brasil em 1935. Foi o primeiro programa oficial no que diz respeito a uma ação pastoral nacional.
No campo político, os católicos fundaram, em