PORTIFOLIO DE M RCIA
2041 palavras
9 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADOSuperior DE tecnologia SERVIÇO SOCIAL
Márcia Cristina Fernandes Martins Castro
os processos de planejamento na construção das políticas sociais do brasil
ITABIRA-MG
2015
MÁRCIA CRISTINA FERNANDES MARTINS CASTRO
os processos de planejamento na construção das políticas sociais do brasil
Trabalho apresentado ao Curso SERVIÇO SOCIAL da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como Atividade Interdisciplinar com eixo integrador das disciplinas: Estatística e indicadores sociais, Economia política, Psicologia social, Fundamentos históricos e . Teóricos do Serviço Social II.
Profs: Ana Carolina de Paula, Danilo Ferreira de Brito, Clarice Kernkamp e Sergio de Goes.
.
ITABIRA-MG
2015
1 INTRODUÇÃO 4
2 OS PROCESSO DE PLANEJAMENTO NA CONSTRUÇÃO DE POLITICAS SOCIAIS NO BRASIL 5
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
Para apresentar reflexões sobre desenvolvimento histórico no Brasil entre os anos de 1960 a 1980, com ênfase para os desdobramentos das políticas sociais, aprimoramento do serviço social e a incorporação de novos elementos na profissão, devemos partir da realidade do contexto da época.
As políticas públicas surgiram da necessidade de efetivação dessas políticas e do acesso da população aos direitos sociais. Este contexto tem uma trajetória histórica, política, econômica e social.
A política social iniciou-se como mediadora de conflitos entre burguesia e proletariado, pois com o sistema Capitalista, no seu início, se deu pela exploração da mão de obra, onde os trabalhadores eram submetidos às condições sub-humanas de trabalho. Os conflitos advindos do crescimento da produção industrial, de uma certa forma, exerceram pressões sobre o Estado, que o levaram a se posicionar e criar políticas públicas, visando o atendimento das necessidades básicas dos cidadãos como: saúde, educação, alimentação e moradia. Políticas que surgiram para