portifolio 2 semestre Márcio Maia
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVO 4
3 DESENVOLVIMENTO 5
4 CONCLUSÃO 9 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho será abordado o modelo de processo de desenvolvimento de software ‘cascata’. Um dos modelos de processos pioneiro na engenharia de software, Vamos comentar desde o surgimento bem como as suas aplicações, destacando as suas vantagens e desvantagens.
2 OBJETIVO
Transmitir os conhecimentos adquiridos, durante o segundo semestre no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na matéria de processos de negócio de software.
3 DESENVOLVIMENTO
Para que o produto desenvolvido possua qualidade e eficiência, alguns conceitos são aplicados. Esses conceitos auxiliam toda a equipe envolvida no processo de construção do software. Para a realização desta atividade...
3.1 Escolha e descreva um modelo de processo de Software O modelo em Cascata
O primeiro modelo do processo de desenvolvimento de software a se publicado foi derivado de processos mais gerais da engenharia de sistemas (ROYCE,1970). Por causa do encadeamento entre uma fase e outra, esse modelo é conhecido como ‘modelo em cascata’ ou ciclo de vida de software ou (Walterfall). O modelo em cascata é um exemplo de um processo dirigido a planos – em princípios, você deve planejar e programar todas as atividades do processo antes de começar a trabalhar.
O modelo cascata descreve um método de desenvolvimento que é linear e sequencial. Eventualmente, pode haver uma retroalimentação de uma fase para a fase anterior, mas de um ponto de vista macro, as fases seguem fundamentalmente de forma sequencial.
Principais estágios:
Análise e Definição de Requisitos: as funções, as restrições e os objetivos do sistema sõ estabelecidos por meio de consulta aos usuários do sistema. Em seguida, são definidos em detalhes e servem como