PORTIFOIO DE GEO ECONOMICA
474 palavras
2 páginas
LAÍS NUNES DA SILVA1130709
GEOGRAFIA ECONOMICA
VITÓRIA-ES
MARÇO-2015
Baseado no conteúdo da Unidade 1 da obra Geografia Econômico, escolha dois autores da economia política clássica e elabore um texto crítico de, no máximo duas laudas, comparando as teorias e apontando sua importância para o desenvolvimento da economia espacial.
John Maynard Keynes foi um economista britânico cujos ideais serviram de influência para a macroeconomia moderna, tanto na teoria quanto na prática. Ele defendeu uma política econômica de Estado intervencionista, por intermédio do qual os governos usariam medidas fiscais e monetárias para mitigar os efeitos adversos dos ciclos econômicos. Suas ideias serviram de base para a escola de pensamento conhecido como economia keynesiana.
Karl Marx foi um filósofo, cientista político, e socialista revolucionário muito influente em sua época, até os dias atuais. É muito conhecido por seus estudos sobre as causas sociais. Teve enorme importância para a política europeia, ao escrever o Manifesto Comunista e deu origem ao “Marxismo”, foi um ativista do movimento operário europeu.
As teorias de Marx e Keynes encontram um consenso na intervenção Estatal na economia. Em que o Estado não só poderia como deveria intervir na economia em prol de um bem maior. Concluo que ao contrario da teoria de MARX, a de KEYNES parece não possuir um conceito de capital diferente do dinheiro, ou então possuir dois diferentes conceitos de dinheiro, um como meio de circulação e de pagamento e o outro como reserva de valor. Enquanto MARX, o concebe como uma mercadoria espacial que resulta do desenvolvimento das trocas, para KEYNES ele é uma criação arbitraria de uma autoridade, comunidade ou estado. Os conceitos de MARX E KEYNES sobre o dinheiro e o capital, sua origem, natureza e funções, são totalmente diferentes. Em relação ao dinheiro as duas teorias diferem não só quanto ao papel do dinheiro no capitalismo, mas ainda quanto a sua