Portif lio Individual
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Política Social no Brasil e o Desenvolvimento Social 4
2.2 Violência e outras...................................................................................................4
3 CONCLUSÃO 5
REFERÊNCIAS 8
APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Sites de pesquisas pela internet; Leituras dos Môdulos do Curso 10
1 INTRODUÇÃO
A essência ética aliada a natureza técnica são reveladas em todas as profissões que trabalham diretamente com pessoas. O Serviço Social também tem essa característica. Neste texto abordaremos como o Estado intervém junto a questão social, como a ética historicamente vem se apresentando no serviço social no Brasil, e, a história e a metodologia observado pelos assistentes sociais desde os idos de 1980.
2 DESENVOLVIMENTO
O regime democrático no Brasil foi instituído pela Constituição de 1988 que com suas normas jurídicas permitiu sua consolidação. Ali ficaram estabelecidos direitos sociais conquistados através de um longo e conflituoso caminho de mobilizações politicas-sociais que foram a características dos anos de 1970 e 1980, durante esse período foi ampliado o envolvimento do povo nos processos de decisão e implantação das politicas sociais, em resposta aos anseios em torno da democratização e descentralização do estado brasileiro.
Com advento da nova carta Magna foram institucionalizados os conselhos em quase todo conjunto de políticas sociais no país, que representam uma inovação na forma de expressão de interesses através de representações e atos sociais junto ao Estado. Durante esse mesmo período cresceram outras formas de participação social, na gestão social e na prestação de serviços, colocando em evidência um movimento que tinha adquirido nova força desde o início dos anos 80.
A Carta Constitucional de 88 foi um marco no reconhecimento dos direitos sociais e na democratização. Calçada nesses princípios a Carta implantou