PORTIF LIO INDIVIDUAL 8 PERD ODO
1452 palavras
6 páginas
SUMÁRIO1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
………………………………………………………………………………………………….5
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
O Serviço Social é uma profissão dinâmica que possui um curto, mas belo processo histórico. Seus fundamentos foram estruturados no final do século XIX, quando se consolidou o processo de industrialização.
Nesse cenário de grandes questões sociais, surgiram as bases que estruturam o Serviço Social, que, durante muito tempo, esteve a serviço da burguesia, recebendo forte influência da doutrina social, desenvolvida pela Igreja Católica.
Sendo que o presente trabalho tratará da institucionalização do Serviço Social no Brasil e no mundo, refletindo sobre a origem histórica do mesmo, observando quais habilidades profissionais são exigidas na práxis do assistente social nos diversos espaços ocupacionais. Neste contesto será abordado o que é o serviço social, como surgiu a quem serve que forças ocorreram no seu surgimento e qual a sua função na contemporaneidade. O desafio de hoje é o de atualizar a prática, visando a questão social na atualidade, buscando ser solidários com o modo de vida dos que a vivenciam. Sendo necessário apontar perspectivas para decifrar o movimento societário. A categoria estava muito preocupada com as políticas sociais e pouco preocupada com a vida dos indivíduos sociais, que eram pouco estudados e conhecidos. Isso permite redefinição e ampliação das bases de reconhecimento da profissão. Deve ficar claro que, desvendar as condições de vida dos indivíduos, grupos e coletividades é decifrar as diversas formas de lutas articuladas pelas classes subalternas. O assistente social pode envolver-se com a população atendida, para tanto, deve captar os reais interesses e necessidades das classes populares e supor conhecimento crítico do universo cultural de tais classes. O profissional também deve estar atento para não parecer um “estranho” ao que a