Portfólio
Registre na ferramenta portfólio os principais conhecimentos adquiridos nesta etapa de aprendizagem. (Unidades 3 e 4). Orientações sobre a avaliação desta atividade.
Portfólio 2ª Etapa
Na unidade 3 e 4, na apostila, estudamos sobre Sócrates, que conheceu os ensinamentos dos filósofos da natureza. Que os sofistas, especialistas do saber, tinham suas preocupações voltadas para o homem e sua vida em sociedade. Que desses ensinamentos, Sócrates tomou a preocupação da prática voltada para o homem, procurava a verdadeira natureza do homem.
Aprendemos também que para os gregos, a politica era um valor, essa política organizava e dirigia os interesses da cidade. Sócrates perguntava para as pessoas sobre felicidade, bondade, patriotismo coragem e outros valores referentes. A missão dele era fazê-los ver que não sabiam o que diziam saber. Fazê-los conhecer a essência do homem, que aos olhos dos gregos eram a mais importante criatura do universo.
Para Sócrates, quem conhecia o bem, a fé, patriotismo, a virtude e outros valores pelos quais os homens se orientam, seria verdadeiramente um homem bom com todos os valores que ele confiava ser importantes e com isso seriam homens de boa índole, aos quais os outros cidadãos poderiam seguir os passos.
E foi só através de um pensamento racional que pudemos saber as coisas que acontecem, porque está acontecendo, o que poderá acontecer e qual ação deverá tomar. O pensamento racional é libertador e faz refletir sobre o que é certo e o que é errado.
Estudamos sobre Platão, discípulo de Sócrates, que deu prosseguimento ao desenvolvimento racional, sobre a reflexão do homem e seus valores, o mesmo proposto por Sócrates.
Platão utilizou do mito da caverna para explicar sua teoria, que no mundo comum, tudo o que vemos são reflexos das coisas existentes no mundo inteligível, mostrando que nós somos os homens acorrentados no fundo da caverna, que somos guiados pelo senso comum sem o conhecimento crítico.