Portfólio integrado projeto arquitetônico - Escola
HENRIQUE STEIN
INTRODUÇÃO + INSERÇÃO URBANA
LOCAÇÃO DO TERRENO
O terreno proposto para a construção de uma escola estadual está situado no Bairro Vila Nova, em Joinville, com acesso pela Rua XV de
Novembro.
Foi realizado um estudo em pontos específicos do bairro, com isso percebeu-se uma diferenciação entre a parte nova e antiga. Na parte nova, mais próxima do terreno proposto, está situado um grande número de sobrados, com a utilização do pavimento térreo para o comércio. Na antiga modulação, existe uma grande leva de residências unifamiliares e casas geminadas.
INTRODUÇÃO + INSERÇÃO URBANA
CONDICIONANTES FÍSICAS E LEGAIS
Como o terreno não apresenta declividade, foi levado em consideração sua configuração original. Ele está situado com sua frente voltada para o sul, de modo que suas fachadas leste e oeste exigiram estudo priorizado por receberem maior incidência do sol.
PROPOSTA INICIAL
REFERÊNCIAS PROJETUAIS - PARÂMETROS
Procurando mudar a realidade das escolas tradicionais com carteiras enfileiradas de frente para o quadro, Nair e ielding aplicam resultados de pesquisa sobre humanização de ambiente para o projeto escolar. Os parâmetros estudados são divididos de acordo com quatro áreas das experiências humanas: espacial, psicológico, fisiológico e comportamental. Este trabalho tratou sobre três parâmetros de projeto: watering hole space, cave space e projeto para inteligências multiplas. The Watering Hole Space é um espaço informal onde alunos podem compartilhar informações e descobertas, atuando como aprendiz e orientador/instrutor simultaneamente. Um Cave Space é aquele ambiente onde os estudantes podem se sentir acolhidos e confortáveis. Esse conceito estimula a criatividade e o bem estar das crianças, o que é importante para o aprendizado.
A teoria das Múltiplas Inteligências quebra os paradigmas da educação. Ignora os conceitos classificatórios de que as pessoas são mais ou menos inteligentes.