Portfólio Farmacologia
Trabalho apresentado ao término do referido Componente Curricular, do curso Técnico de Enfermagem, ao SENAC Minas de Ipatinga- MG.
Ipatinga/MG
2013
A farmacologia (do grego: ϕάρμακον, fármacon ("droga"), e λογία, derivado de -λόγος lógos ("palavra", "discurso"), sintetizado em "ciência") é a ciência que estuda como as substâncias químicas interagem com os sistemas biológicos. Como ciência nasceu em meados do século XIX. Se essas substâncias tem propriedades medicinais, elas são referidas como "substâncias farmacêuticas". O campo abrange a composição de medicamentos, propriedades, interações, toxicologia e efeitos desejáveis que podem ser usados no tratamento de doenças.
Esta ciência engloba o conhecimento da história, origem, propriedades físicas e químicas, associações, efeitos bioquímicos e fisiológicos, mecanismos de absorção, biotransformação e excreção dos fármacos para seu uso terapêutico ou não.
23/07/2013
Apresentação do componente curricular
Objetivos Gerais
Apresentar princípios farmacológicos básicos, mecanismo de ações dos fármacos que atuam no organismo humano, enfatizando os princípios farmacodinâmicos a interação medicamentosa e efeitos adversos.
Compreender princípios gerais que regem as ações das drogas no organismo.
Compreender o mecanismo de ação, efeito, indicação, contra indicação e reações adversas dos principais fármacos utilizados no tratamento profilaxia e diagnostico.
Plano de Trabalho
Noções de farmacologia
Medicamentos: principais grupos
Interação medicamentosa
Erros na administração de medicação
Princípios da administração de medicamentos ‘certos de administração’
Antissepsia
Vias de administração de medicação
Técnica de pulsão venosa periférica
Tipos de dispositivos e cateter p/ punção, periférica e central
Diluição de medicamento
Cálculos p/ administração de medicamentos
24/07/2013
Estudamos o texto: Humanização na Saúde E fizemos