Portfólio centro cirurgico
O Centro-cirúrgico (CC) pode ser considerado uma das unidades mais complexas do hospital devido sua especificidade, presença de agente estressores devido às possibilidades de risco à saúde a que os pacientes estão sujeitos ao serem submetidos à intervenção cirúrgica.
O CC é constituído de um conjunto de áreas e instalações que permite efetuar a cirurgia nas melhores condições de segurança para o paciente, e de conforto e segurança para as equipes que o assiste.
Sendo um setor de circulação restrita, destacam-se, entre suas finalidades, a realização de procedimentos cirúrgicos devolvendo os pacientes às suas unidades de origem nas melhores condições possíveis de integridade; otimização de campo de estágio para a formação, treinamento e desenvolvimento de recursos humanos; e o desenvolvimento científico para o aprimoramento de novas técnicas cirúrgicas e afins.
16/08/2011 PRÁTICA CLÍNICA DE CENTRO CIRÚRGICO
No primeiro dia de prática clínica de Centro Cirúrgico, nos reunimos no Cesumar para a Professora Simone nos orientar quanto ao campo onde vamos atuar. Fomos ao laboratório para relembramos as teorias como tempos cirúrgicos, nome das pinças utilizadas em cada tempo, montagem da mesa, assepsia e paramentação. Foi falado também sobre a atuação do instrumentador e do circulante. A professora nos informou que durante a prática iremos nos dividir onde cada dupla irá ficar num setor. Esses setores incluem sala de cirurgia onde podemos instrumentar ou circular, sala de recuperação pós - anestésica – RPA onde iremos assumir o paciente integral, e central de esterilização onde vamos observar todo processo e auxiliar no que for preciso.
TEMPOS CIRÚRGICOS
De modo geral, as intervenções cirúrgicas são realizadas em quatro fases ou tempos básicos e fundamentais: diérese, hemostasia, exérese e síntese.
Diérese: É o rompimento da continuidade dos tecidos, ou planos anatômicos, para atingir uma região ou órgão. Pode ser classificada em mecânica