Portfólio 2 linguagem de programação
Além da lógica switch ter uma sintaxe difícil de se aplicar, pois se uma um switch para diferenciar vários cases, tornando um conteúdo extenso e trabalhoso de se verificar, deixando escapar muitas vezes novos cases nas instruções do switch, cada exclusão ou adição em uma classe que usa switch, demanda alteração na lógica, gastando tempo demasiado e provocando erros que poderiam ser evitados.
O polimorfismo é a capacidade de um objeto poder ser referenciado de várias formas extinguindo o uso da lógica switch. 2- Como o polimorfismo promove extensibilidade?
Um exemplo da extensibilidade do polimorfismo é a classe Funcionário, que é uma classe mãe, com todos os dados de cada Funcionário, porém uma Secretária não é um Gerente, então essa classe Funcionário é a superclasse (classe mãe) da classe Secretária, como também da classe Gerente, entendendo as características gerais.
3- Como o polimorfismo permite programar “no geral” em vez de “no específico”?
No dia em que criarmos uma classe Secretaria, por exemplo, que é filha de Funcionario, não precisaremos mudar a classe de Bonificação. Basta a classe Secretaria reescrever os métodos que lhe parecerem necessários.
4- Relate as vantagens-chave da programação ”no geral”.
O polimorfismo, juntamente com a reescrita de método permite diminuir o acoplamento entre as classes, para evitar que novos códigos resultem em modificações em inúmeros lugares (como é o caso da lógica switch).
Não é necessário reimplementar o controle em cada nova classe, reaproveitamos o código.
CONCLUSÃO
Este trabalho visou conceitos fundamentais na linguagem orientada a objeto, traçando um bom inicio no aprendizado.
A linguagem Java é de extrema importância para quem quer trabalhar como desenvolvedor, o mercado necessita muito de profissionais nessa área e especificamente nessa linguagem,