portfolio
Vendas de mercadorias - Elas constituem a principal fonte de receita das empresas comerciais. A receita de vendas de mercadorias compreendem o produto da alienação dos bens que constam dos estoques da empresa para terceiros
Contabilização das vendas de mercadorias - O registro da venda é feito a DÉBITO em conta do Ativo e tem como contrapartida a receita, no resultado, lançada à CRÉDITO
Impostos incidentes sobre as vendas - Os impostos que incidem sobre o faturamento da empresa, devem ser registrados em contas próprias de resultado, cujos saldos, na demonstração de resultado, aparecem como parcelas redutoras da Receita Bruta e como contrapartida uma obrigação no Passivo Circulante.
Principais impostos s/ vendas: ICMS – Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços - PIS – Programa de Integração Social - COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social.
OS IMPOSTOS RECUPERÁVEIS - Os impostos pagos na aquisição de mercadorias são aqueles cujo valor a empresa adquirente pode creditar, nos livros fiscais próprios, para ser deduzido do valor do imposto da mesma espécie devido sobre a revenda de mercadorias.
RESULTADO BRUTO COM MERCADORIAS (RCM) - É a diferença total entre as Receitas obtidas pelas Vendas e o Custo dessas mercadorias que foram vendida. Também chamado de Lucro Bruto ou Resultado Operacional Bruto.
OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUE MAIS CONHECIDOS SÃO: PEPS: Primeiro que entra, primeiro que sai, é também conhecido por FIFO - UEPS: Ultimo que entra, primeiro que sai, também conhecida por LIFO - Custo Médio Ponderado é o critério que permite se dar como custo o valor médio das compras.
PEPS - Significa primeiro que entra, primeiro que sai e é também conhecido por fifo, iniciais da frase inglesa first in, first out. Adotando este critério para valorização dos estoques, a empresa