PORTFOLIO DE LIBRAS3

771 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE DE FRANCA – UNIFRAN

PORTFÓLIO DE LIBRAS

A audição é um dos sentidos mais importantes para a vida humana, pois ela abre o caminho para a linguagem oral. A pessoa com deficiência auditiva perde parte da conexão com o mundo, sofrendo assim prejuízos no seu desenvolvimento lingüístico.
Segundo com a Organização Mundial da Saúde é considerado deficiente auditivo, o individuo que apresenta perda parcial ou total, bilateral de no mínimo 25 decibéis (dB) .E no Brasil estima-se que tenha cerca de 520 mil surdos com até 17 anos. A perda auditiva classifica-se como leve, moderada, severa e profunda, e cada uma indica um tipo de atendimento- apoio diferenciado para aquisição da linguagem oral. Dentre as causas da surdez ela pode ser congênita ou adquirida. As principais causas da deficiência congênita são hereditariedade, viroses maternas, doenças da gestante, ingestão de medicamentos sem acompanhamento medico, entre outras. É adquirida quando existe uma predisposição genética, quando ocorrem doenças infecciosas, uso de medicamentos, exposição a sons impactantes e viroses, por exemplo.
Ao pensar em surdez e nas limitações que lhe são associadas, a prevenção é indispensável, pois muitos casos de surdez podem ser evitados e, é adequado que se procure conhecer as causas que a provocam e os meios de evitá-las, para assim o diagnostico precoce para a atuação em cada caso de forma mais eficaz.
Para que a criança se desenvolva de modo satisfatório a língua oral, é preciso que sua audição esteja em bom estado, e qualquer comprometimento auditivo, pode afetar no seu desenvolvimento, tanto na fala quanto nos aspectos psicológicos e sociais. O inicio do desenvolvimento do bebê com perda auditiva, ou surdo, é igual aos dos demais bebês. No entanto à medida que não tem acesso às estimulações auditivas do meio em que vive, perde essa capacidade e deixa de desenvolver a linguagem. Nesse sentido a atenção dos pais e demais familiares para a evolução

Relacionados