portfolio aula 05
Curso Semipresencial Bacharelado em Administração em Gestão Pública
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
AULA 05 – EXERCÍCIO 05
CONTABILIDADE PÚBLICA
TUTORA: FRANCISCO EWERTON SOMBRA DE MESQUITA
ALUNO: KLEISON MENDONÇA DE AGUIAR
ASSUNTO: AULA 05 – EXERCÍCIO 05
EXERCÍCIO AULA 5
1. Pesquise tanto a nível Nacional, Estadual ou Municipal um Modelo de Controle Interno adotado em Órgãos Públicos. Apresente as seguintes informações:
a) Organograma do órgão de Controle Interno (Controladorias); O sistema de controle interno dá a possibilidade de exercer, realmente, a função de “gestor dos negócios públicos”, exerce sobre a conduta funcional de outro e tem por finalidade de verificar se o gestor aplica os recursos que lhes são repassados de maneira responsável, eficiente e moral. O Sistema de Controle Interno Municipal compreende o conjunto de normas, regras, princípios, planos, métodos e procedimentos que, coordenados entre si, têm por objetivo efetivar a avaliação da gestão pública e o acompanhamento dos programas e políticas públicas, evidenciar a legalidade e razoabilidade dos atos praticados pela administração, avaliar os seus resultados no que concerne à economia, eficiência e eficácia da gestão orçamentária, financeira, patrimonial e operacional dos órgãos e entidades municipais.
Um conjunto de normas, procedimentos, instrumentos e ações adotados de forma sistemática que devem estar em constante evolução, assegurando o atingimento dos resultados conforme objetivos preestabelecidos, protegendo o patrimônio e garantindo transparência às operações,
• Deve haver uma clara delegação de autoridade.
• A execução das transações deve ser segregada de seu registro contábil.
• As transações devem ser realizadas mediante autorização.
• As transações devem ser consubstanciadas em documentário hábil, de origem externa ou interna, avalizado segundo os procedimentos e autorizações.
• Nenhum funcionário da organização deve ter todo