portfolio 1
Uma regra utilizada é a regra da mão direita, onde se segurar um fio com o polegar na direção do sentido da corrente e os dedos coincidem com a direção do campo eletromagnético.
Da mesma forma que o imã, a espira de corrente tem um pólo norte e sul, onde as linhas de campo magnético emergem do pólo norte.
Com isso, se aproximar um imã e uma espira com polaridades iguais eles se repelem e se os pólos forem diferentes tendem a se atrair.
Ou seja, se houver uma corrente circulando na espira, cria um campo magnético, e também se houver variação de campo eletromagnético cria-se uma corrente.
1.4. Princípio de funcionamento de um motor de indução trifásico
Esse principio é baseado na Lei de Faraday, que afirma que se um condutor é movimentado através de um campo magnético, uma tensão é induzida. Se o condutor é um circuito fechado, uma corrente vai circular. Quando o condutor é movimentado, uma força, que é perpendicular ao campo magnético, vai agir sobre o condutor.
No motor, o princípio da indução atua de forma contrária.
O condutor em questão é influenciado por uma força impulsionando para fora do campo magnético.
No caso do motor, os sentidos podem ser observados pela regra da mão esquerda para o gerador e da mão direita para o motor.
A geração do campo magnética é feita no estator, e os condutores que são influenciados pelas forças eletromagnéticas são no rotor.