Portflio 6 semestre
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL 4
2.1.1 O que é o ISE-BOVESPA? 4
2.1.2 A empresa ganha algo em integrar esse tipo de índice? 4
2.1.2.1 Ganhos Tangíveis 4
2.1.2.2 Ganhos Intangíveis 5
2.1.3 Quantas empresas integram atualmente o ISE-BOVESPA? 6
2.2 Lei de Responsabilidade Fiscal 7
2.3 AGRONEGÓCIO, CONSTRUÇÃO CIVIL E TERCEIRO SETOR 8
3 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
A Contabilidade é uma ciência social que tem aplicação em diversas entidades, pois diferentes ramos de atividades têm necessidade de uma contabilidade segura e consolidada. Sejam as entidades de caráter privado, sejam as de caráter público, além de obrigadas a realizar a escrituração contábil, necessitam desta para auxiliá-las nas tomadas de decisões e planejamentos de ações futuras.
A presente produção textual terá com tema a Contabilidade Aplicada, abordando temas como o Índice de sustentabilidade empresarial, qual a importância para as empresas que integram esse tipo de índice; A Lei de Responsabilidade Fiscal, discorrendo sobre sua contribuição para a transparência das contas públicas e por fim analisaremos as oportunidades de atuação do profissional da contabilidade nas áreas de agronegócio, construção civil e terceiro setor.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
2.1.1 O QUE É O ISE-BOVESPA?
O Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE-BOVESPA consiste em “uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na BM&FBOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Também amplia o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do