Porra viado
PROF:ANGELA
DATA:5|6|2014
SERIE:8 SERIE 82
ALUNOS:gay
Aristóteles era um racionalista ?
Talvez utilizasse em partes semelhantes o racionalismo e o empirismo, uma vez que para o filósofo o saber, o conhecimento teria como raiz a experiência. Sua validade, porém, repousa em princípios da razão. O QUE Aristóteles procurou organizar No sistema das ciências?
A logica de aristóteles sofreu que modificação?
Aristóteles criou a Lógica,organizou a filosofia ocidental, a metafísica (estudo do ente enquanto tal). Realizou estudos em áreas que vão da biologia à política e retórica. Aristóteles criou a lógica, com o seu silogismo. O silogismo de Aristóteles pode ser definido assim: é um trio de termos, no qual o último, que é a conclusão, contém uma verdade que se chega através das outras duas. A é B, C é A, portanto C é B. O exemplo clássico de silogismo pode ser dado pelo trio de frases a seguir:
A.Todos os homens são mortais B.Sócrates é homem. C. Logo, Sócrates é mortal. A lógica não faz parte do esquema que Aristóteles dividiu e sistematizou as ciências. A lógica considera a forma que deve ter qualquer tipo de discurso que pretenda demonstrar algo, e em geral queira ser probatório. A lógica pretende mostrar como o pensamento procede quando pensa, qual é a estrutura do raciocínio, como são feitas demonstrações. A lógica é preliminar às ciências, necessária para o modo como estas são desenvolvidas. Mas não tem em vista a produção de algo, nem a ação moral e não tem um conteúdo determinado, nem teorético. Ela é mais um instrumento necessário à produção mental que origina as ciências. A parte da obra de Aristóteles que trata da lógica, é, principalmente, osAnalíticos. Vale observar que o termo lógica não foi usado por Aristóteles do modo como hoje o entendemos, mas é de formação tardia, da época de Cícero. A verdadeira demonstração é feita pelo silogismo, como escreve Aristóteles nos Segundos