Poriferos
O porífero e do reino da Animália e eles são conhecidos como esponjas, eles têm os organismos simples e sesseis, podem ser de agua doce ou salgada, e como o nome já disse porífero vem dos poros e ele é composto de poros por todo o corpo, são esponjosos e macios e são pluricelulares.
Reprodução dos Poríferos?
Os Poríferos podem se reproduzir de duas maneiras assexuada e sexuada.
A reprodução assexuada pode ocorrer de 3 maneiras:
Brotamento: surge um broto no corpo da esponja, que pode se soltar e dar origem à um novo indivíduo.
Fragmentação: pequenos fragmentos de uma esponja podem dar origem a novos indivíduos, pois as esponjas possuem um grande poder de regeneração.
Gemulação: ocorre em espécies de água doce. Formam-se gêmulas, estruturas de resistência que se formam no interior do corpo da esponja.
E a reprodução sexuada A maioria das esponjas são hermafroditas. A reprodução sexuada, se forma por meio de gametas, formados em células chamadas gonócitos e saem da esponja pelo ósculo, penetrando em outra esponja por meio da corrente de água que passa pelos poros. Dessa forma, são captados os coanócitos que são transferidos até os óvulos – na mesogleia – que promovem a fecundação. Haverá um ovo, e dele surgirá uma larva de vida livre ciliada que sai da esponja e nada até fixar-se.
Para os humanos para que serve os poríferos: Algumas espécies de poríferos produzem substâncias tóxicas para afastar seus predadores, e essas substâncias tóxicas estão sendo pesquisadas por estudiosos, por contêm propriedades importantes na fabricação de medicamentos e alias as esponjas eram e ainda são usadas como esponjas de banho.
Onde encontrar os Poríferos: Como são animais sésseis eles ficam presos a rochas e conchas e não faz nenhum movimento e podem formar colônias. E são encontradas a maioria em praias.
Alimentação: Alimentam-se de restos orgânicos ou de microrganismos que capturam filtrando a água que penetra em seu corpo, como veremos adiante. Por sua