Porfolio
“Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais”.(LDB 9394/96 – art. 24, V).
RESUMO:
O presente artigo intitulado “Portfólio” permitirá uma avaliação mais concreta e fiel das competências desenvolvidas pelo aluno, para que os professores construam medidas de diferenciação pedagógica adequadas às características dos alunos, ao longo de um determinado processo e da metodologia aplicada pelo professor. Assim, no decorrer do artigo mostraremos a importância do portfólio como um instrumento de avaliação, tanto do professor na sua prática reflexiva e em relação ao aluno no seu desenvolvimento cognitivo, social, afetivo, da linguagem, com uma visão mais detalhada.
PALAVRA CHAVE:
Avaliação, ensino, aprendizagem, portfólio.
DESENVOLVIMENTO:
O portfólio tem sido considerado um dos saberes a serem incorporados pelos professores e alunos em uma significativa articulação com a teoria e a prática. Ele é considerado não apenas um procedimento de avaliação, mas o eixo organizador do trabalho pedagógico, em virtude da importância que passa a ter durante todo o processo de ensino aprendizagem. A avaliação tem sido um saber marginalizado na formação de professores. O uso do portfólio pode ser uma forma de colocá-la em debate justamente em um dos espaços a ela destinados, o da formação de professores e alunos. Isso requer mudança de concepção da avaliação: o professor deixa de ser o “examinador” e o aluno, o “examinado”. Atua-se em parceria, sem com isso se perder o rigor e a seriedade que a atividade impõe.
Shores(2001) dizia:
o portfólio é