Porcentagem juros simples e compostos
INTRODUÇÃO 4
Porcentagem: 4
Juros Simples: 4
Juros Compostos: 4
Porcentagem 5
Significado 5
Como Calcular? 5
Juros Simples 6
Expressão Matemática de Cálculo (Fórmula): 6
Juros Compostos 8
Expressão Matemática de Cálculo (Fórmula): 8
Conclusão 10
Bibliografia 11 INTRODUÇÃO
Neste Trabalho vamos discutir alguns pontos da Matemática Financeira, tais como porcentagem, juros simples e juros compostos.
A Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo.
Os Juros representam a remuneração do Capital empregado em alguma atividade produtiva, e podem ser capitalizados em dois regimes: simples ou compostos.
Com isso veremos a diferença entre juros simples e compostos. E em particular citei exemplos de como calcular cada um.
Porcentagem:
A porcentagem é uma medida de razão com base 100, ou seja, é dividir um número por 100.
Juros Simples:
O regime de juros será simples quando a taxa de juros incidir apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros, ou seja, não considera que o saldo da dívida aumenta ou diminui conforme o passar do tempo.
Juros Compostos:
Os juros compostos são acréscimos que são somados ao capital no fim de cada período de aplicação, nesse regime o valor da dívida é sempre corrigida e a taxa de juros é calculada sobre esse valor.
Porcentagem
A porcentagem é de grande utilidade no mercado financeiro, pois é utilizada para capitalizar empréstimos e aplicações, expressar índices inflacionários e deflacionários, descontos, aumentos, taxas de juros, entre outros. No campo da Estatística possui participação ativa na apresentação de dados comparativos e organizacionais.
A porcentagem é uma medida de razão com base 100. É um modo de expressar uma proporção ou uma relação entre 2 valores a partir de uma fração cujo denominador é 100, ou seja, é dividir um número por 100.