Por que jogos vorazes é um fenomeno
Publicado em 01/04/2012 - 7:20 por Equipe Blog de Cinema |
Categorias: CRÍTICAS DE FILMESCom um efeito espetacular sobre as platéias, Jogos Vorazes, de Gary Ross, se transforma em um fenômeno de bilheteria mundial que conquista a platéia feminina e arrasta jovens e adultos para o cinema. Sua bilheteria mundial se aproxima dos 300 milhões de dólares. Por que esse filme é um sucesso?
Jogos Vorazes é o novo fenômeno do cinema a partir de uma adaptação literária. Os analistas do mercado, especialistas em Rankings de bilheteria e os críticos debruçam-se não apenas sobre os números obtidos pelo filme apenas nos três primeiros dias de exibição – cerca de 155 milhões de dólares nos EUA e mais US$ 60 milhões em 67 países -, mas especialmente nos rompimentos dos parâmetros, estatísticas, equilíbrios e condicionantes com as quais os filmes eram estabelecidos.
Até ontem, por exemplo, era estabelecimento do mercado que determinado filme vai funcionar mais junto aos adolescentes masculinos, ou com as adolescentes, ou com o público jovem (18 a 25 anos), jovens adultos (25 a 30 anos), adultos, terceira idade e por aí vai. Jogos Vorazes está quebrando todas essas “regras”, preceitos estatísticos e direcionamentos para postar uma nova realidade quanto ao público freqüentador de cinema. Sai de cena a decantada platéia masculina e entra no palco a platéia… feminina.
Sharon Waxman, analista do site estadunidense “The Wrap”, tentando racionalizar o sucesso deJogos Vorazes, destaca que “Hollywood só consegue lançar uma franquia de sucesso uma vez a cada década – e o estúdio contando com a sorte. Na maioria das vezes, estas são histórias em quadrinhos e aventuras de ficção científica para as grandes platéias e seu público-alvo é o masculino com idade entre 12 a 24 anos”.
Segundo Waxman, Amanhecer, a origem da Saga