Populações
Data: 2014
Este trabalho visa descrever e explicar os principais assuntos referentes a População no campo da ecologia.
INTRODUÇÃO
Indivíduos de uma única espécie que vivem em certo espaço geográfico e interagem entre si e o meio ambiente formam uma População. Quando os organismos dessas população interagem com os outros organismos de uma outra população em uma mesmo espaço geográfico temos uma Comunidade.
A população deve manter-se mais ou menos constante ao longo do tempo para que o ecossistema a qual pertence fique em equilíbrio ecológico. Isso é essencial, porque alterações em uma população podem determinar alterações em outras populações que com ela coexistem.
Uma população tem diversas propriedades, embora mais expressas como variáveis estatísticas, são propriedades únicas do grupo, e não características dos indivíduos no grupo, apesar de as características genéticas também influenciarem as ecologias das espécies: capacidade de adaptar-se, reprodução e persistência (a probabilidade de deixar descendentes durante longos períodos de tempo.
No decorrer do desenvolvimento do trabalho alguns pontos reguladores, para menos ou para mais, das populações serão abordados e explicados, pontos estes que são propriedades de uma população, dependentes das relações ecológicas existentes com o meio externo e entre outros indivíduos.
DINÂMICA DAS POPULAÇÕES
Densidade Populacional
É a medida expressa pela relação entre a população e a superfície do território, geralmente aplicada a seres humanos, mas também em outros seres vivos. É geralmente expressa em habitantes por quilômetro quadrado.
Taxa de Crescimento
Variação do número dos indivíduos em determinado intervalo de tempo.
TAXA DE CRESCIMENTO ABSOLUTO: Quando não se leva em conta o tamanho da população, mas apenas a variação do número de indivíduos no período considerado.
TAXA DE CRESCIMENTO RELATIVO: É a variação do número de indivíduos de uma população em