População
1 - Taxa de natalidade:
Taxa de natalidade é a percentagem de nascimentos ocorridos em uma população, em determinado período de tempo. A taxa de natalidade de uma população reúne informações que permitem estabelecer um panorama nacional da quantidade de nascimentos que foram registrados durante certo tempo. Para calcular a taxa de natalidade fazemos a natalidade dividida pela população total multiplicado por 1000 = %.
2 - Taxa de mortalidade:
A taxa de mortalidade é um índice demográfico obtido pela relação entre o número de mortos de uma população e um determinado espaço de tempo, normalmente um ano. Frequentemente a taxa é representada como o número de óbitos por cada 1000 habitantes. Existem vários fatores que podem influenciar a taxa de mortalidade, entre eles a condição física de cada habitante, fenômenos climatológicos, subnutrição, doenças (como infarto, derrame cerebral, etc.) entre outros. Para calcular a taxa de mortalidade fazemos a mortalidade dividida pela população total multiplicado por 1000 = %.
3 - Taxa de fecundidade:
A taxa de fecundidade consiste em uma estimativa do número médio de filhos que uma mulher tem ao longo da vida. Nesse sentido, esse indicador expressa a condição reprodutiva média das mulheres de um determinado local, sendo um dado importantíssimo para a análise da dinâmica demográfica.
4 - Taxa de crescimento vegetativo
Crescimento vegetativo ou natural é a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de um determinado local ou país geralmente expressa em porcentagem. Ao alcançarmos uma taxa de natalidade inferior a de mortalidade, encontramos em situação de crescimento vegetativo negativo e quando a taxa de natalidade é a maior, há um crescimento vegetativo positivo.
5 - Pirâmide Etária
A expressão Pirâmide Etária refere-se a um gráfico utilizado para identificar a população de um dado país ou região, agrupando os habitantes em faixas de idade e dividindo-os por sexo. O motivo dessa denominação advém