População
O crescimento da população já é igual ao dos países desenvolvidos, mas muitos de seus problemas sociais, embora menos agudos do que no passado, o fazem mais parecido com os países pobres. Há cada vez mais mulheres do que homens. Regiões que até a década de 1990 atraíam grande contingentes de migrantes agora crescem menos do que a média nacional.
Há cada vez mais mulheres do que homens. Regiões que até a década de 1990 atraíam grande contingentes de migrantes agora crescem menos do que a média nacional. Quem deixa sua terra natal em busca de melhores oportunidades de trabalho prefere as regiões em que o agronegócio impulsiona novos polos econômicos.
De acordo com dados divulgados em 2010 pelo Fundo de População das Nações Unidas (Fnuap), apopulação mundial é de 6,908 bilhões de habitantes. Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), o contingente populacional do planeta atingirá a marca de 9 bilhões de habitantes em 2050, ou seja, um acréscimo de aproximadamente 2,1 milhões de habitantes, sendo a taxa de crescimento de 0,33% ao ano.
Os estados mais populosos do País é São Paulo (41,2 milhões), Minas Gerais (19,5 milhões), Por fim, vale lembrar que a população brasileira concentra-se na região sudeste, com 80.364.410 habitantes, enquanto o Nordeste abriga 53.081.950 habitantes e o Sul cerca de 27,3 milhões.