população
Tradicionalmente, é comum classificar as atividades secundárias (industriais e construção civil) e terciárias (comércio, serviços) como urbanas; e as atividades primárias (agropecuária) como rurais. Hoje, em dia, porém, devido à modernização dos sistemas de transportes e comunicações, verificada em várias regiões do planeta, ampliaram-se as possibilidades de industrialização e a oferta de serviços no campo.
Por exemplo, nas modernas agroindústrias localizadas na zona rural, é maior o numero de pessoas que trabalham operando e cuidando da manutenção de máquinas diversas, organizando a administração e informatizando a empresa que o numero de pessoas que trabalham em atividades tipicamente primárias, como o preparo do solo, cultivo e colheita. Em outras palavras, nas modernas agroindústrias, as atividades industriais e de serviços empregam mais pessoas do que as atividades agrícolas ou primárias.
Também, o setor industrial (secundário) passou por muitas transformações nas últimas décadas. O processo de automação nas linhas de montagem e produtiva tem elevados índices de robotização, reduzindo o número de operários. Já as atividades administrativas, jurídicas, de publicidade, vendas, alimentação, segurança, limpeza e vários outros empregam um número crescente de trabalhadores. Assim, a maioria dos empregados das indústrias de ponta migraram para o setor terciário, ocupando atividades no comércio ou em serviços. Dessa forma, a PEA (população economicamente ativa) de um país indica de certa forma o seu nível de desenvolvimento.
Os países desenvolvidos possui a maior parte da sua PEA no setor terciário, principalmente o de serviços. Já os países mais atrasados e pobres tem maior participação da sua população economicamente ativa no setor primário. Veja a tabela abaixo:
PAÍS PEA – SETOR PRIMÁRIO PEA – SETOR SECUNDÁRIO PEA – SETOR TERCIÁRIO
Alemanha 2,4% 29,7% 67,8%
China 43,0% 25,0% 32,0%
Estados Unidos 1,2% 19,2% 79,6%