População
O conceito de população vem do termo latim populatĭo. Na sua acepção mais habitual, a palavra faz referência ao conjunto de pessoas que habitam a Terra ou qualquer divisão geográfica desta. Também permite referir-se ao conjunto de edifícios e espaços de uma cidade e à ação e ao efeito de povoar.
Para a ecologia, a população é um conjunto de indivíduos da mesma espécie que ocupam a mesma área geográfica. Para a sociologia, em contrapartida, trata-se de um conjunto de indivíduos ou coisas submetido a uma avaliação estadística através da realização de uma sondagem.
Convém ressaltar que o estudo das populações costuma ser regido pelas leis da probabilidade, pelo que as conclusões desses trabalhos podem não ser aplicáveis a certos indivíduos. A disciplina que estuda as populações humanas é a demografia.
Existem diversas teorias que explicam o crescimento da população humana em diferentes países do mundo. Por um lado, a teoria biológica indica que o homem é como qualquer ser vivo e não pode controlar o seu crescimento em números.
A teoria cultural, por sua vez, considera o homem como um ser racional que utiliza distintos critérios para controlar o crescimento populacional (como, por exemplo, a política chinesa que só autoriza que se tenha um filho por família).
Por fim, a teoria econômica baseada nos postulados marxistas assinala que o crescimento da população é um resultado da procura pelo trabalho.
Os países com maior densidade populacional (cálculo que se realiza ao dividir o número de indivíduos pela área da região onde vivem) são os pequenos Estados como o Mônaco, Singapura, o Vaticano e Malta.
DENSIDADE DEMOGRÁFICA
Entender a configuração de uma população é algo necessário em virtude de diversos aspectos, por isso ao realizar estudos sobre esse tema é preciso considerar os conceitos demográficos que são informações temá-ticas que servem para observar as carências em determinados seguimentos sociais. Desse modo, a população pode