POPULAÇÃO ECONOMIA
Quadro demográfico que habita o país. Inclui as imigrações líquidas de outros países. Organiza-se e se movimenta no espaço territorial em função de fatores históricos e culturais, atraído pelas potencialidades de reservas naturais e pela decorrente concentração das atividades econômicas.
1 - População não mobilizável economicamente
Parcela da população total não mobilizável para o exercício de atividades econômicas. Divide-se em duas porções:
1.1 - Porção pré-produtiva
Potencialmente mobilizável no futuro, mas situada em faixas etárias inferiores à de acesso ao trabalho.
1.2 - Porção pós-produtiva
Constituída por faixas etárias avançadas, que já deixaram as atividades formais de produção.
2 - População economicamente mobilizável
Parcela da população total apta para o exercício de atividades econômicas. A maior parte desse subconjunto é economicamente ativa; parte geralmente inferior é constituída por inativos.
2.1 - População economicamente ativa
Constitui-se por empregadores, empregados e autônomos (que trabalham por conta própria). A aptidão e a capacitação para o exercício de atividades produtivas são definidas por parâmetros como herança cultural, grau de instrução e sanidade física e mental. Este subconjunto, em relação ao contingente economicamente mobilizável, varia em função de fatores sazonais e conjunturais.
2.2 - População economicamente inativa
Subconjunto da população economicamente mobilizável, apta para o exercício de atividades produtivas, mas que se encontra inativa ou que se dedica a ocupações que não se consideram para a avaliação do produto agregado. A inatividade, a desocupação ou o desemprego decorrem não apenas de fatores conjunturais e sazonais, mas ainda de condições estruturais ou, mesmo, de escolhas individuais. O desemprego pode ser, portanto, subclassificado em involuntário ou voluntário.
Bibliografia:
01 - ROSSETTI, José Paschoal, 1941 - Introdução à Economia/Jose Paschoal Rossetti, - 18. ed., reest.,