populaçao
206.161
População 2010
197.228
Área da unidade territorial (km²)
2.709,522
Densidade demográfica (hab/km²)
72,79
Código do Município
4315602
Histórico
Rio Grande - Breve Histórico
Na arenosa Planície Litorânea, na margem sul do canal que liga a Laguna dos Patos ao Oceano Atlântico, na maior costa retilínea do mundo - de Laguna/Santa Catarina a Maldonado/Uruguai ? está localizada a cidade do Rio Grande.
Nos tempos da expansão marítima européia, capitaneada pelos povos da Península Ibérica, estas paragens, circundadas pelo maior sistema lagunar brasileiro e pelo Oceano Atlântico, varridas pelos ventos, dificultavam a chegada daqueles que queriam conquistá-las.
No início do século XVI, em conseqüência de acordos diplomáticos entre Portugal e Espanha, apadrinhados pela Igreja de Roma, estas terras pertenciam à Espanha (Tratado de Tordesilhas). Mas portugueses, tal como os espanhóis, já as olhavam de longe, do mar.
A barra da Laguna dos Patos, mais tarde chamada de -barra diabólica-por Gomes Freire de Andrada, parecia aos navegantes, que a olhavam das embarcações, a foz de um grande rio.
Os portugueses o chamaram de Rio de São Pedro (expedição de Martim Afonso em 1532). Na cartografia dos espanhóis aparecia como Rio Grande.
Com o tempo, Rio Grande de São Pedro.
E a posse desse território inóspito e estratégico (política e economicamente) foi intensamente almejada e disputada por Espanha e Portugal durante séculos.
Para Portugal, no início do século XVIII, ocupá-lo significava a defesa e o abastecimento da região mineira recém descoberta no interior da Colônia. Defender dos espanhóis que vinham pelo interior e defender dos franceses e holandeses que vinham pelo mar. Abastecer com carnes, couros e mulas de transporte às áreas mineradoras que não produziam alimentos e precisavam escoar a produção aurífera.
Naquele momento os ibéricos já tinham perdido a posição de vanguarda e preponderância no continente europeu. Era,